O que o primeiro jogo da final da Copa do Brasil ensinou para Flamengo e Atlético Mineiro
Atlético-MG x Flamengo decidem a Copa do Brasil
O segundo jogo da final da Copa do Brasil 2024, entre Atlético-MG e Flamengo, acontece neste domingo (10), às 16, na Arena MRV, em Belo Horizonte. O primeiro duelo terminou com vitória Rubro-Negra, por 3 a 1.
O Rubro-Negro pode perder de até por um gol de diferença para ficar com o título. Se o Galo vencer por dois gols, leva a disputa para as penalidades. Para ficar com a taça, o time mineiro precisa de uma vitória por mais de três gols.
Flamengo
Apesar de ter vencido o primeiro jogo, o Flamengo viu um Atlético-MG mais agressivo no ataque no fim do segundo tempo e um time que criou muitas chances de diminuir o placar. Além disso, o Rubro-Negro se mostrou fisicamente cansado na segunda etapa. Esses detalhes podem ser cruciais para o time de Filipe Luís.
Por outro lado, a fragilidade defensiva do time mineiro pode ser o trunfo para a equipe carioca marcar na Arena MRV. Além dos três gols marcados, o Flamengo teve chances de aplicar o placar em descidas em contra-ataque.
Além da volta do bom momento de Gabigol, a equipe conta com o retorno de Bruno Henrique, que pode ser fundamental para o Rubro-Negro balançar as redes em Belo Horizonte. O jogador estava suspenso na primeira partida, atuou contra o Cruzeiro pelo Brasileirão e teve um bom desempenho.
Outro destaque do primeiro duelo foi a marcação eficiente em cima dos grandes craques alvinegro, como Hulk, Paulinho e Scarpa. Os três são alguns dos principais jogadores do Galo na temporada e, quando anulados, fazem a equipe de Gabriel Milito criar pouco.
Por fim, a defesa será o fator principal para o time Rubro-Negro manter a vantagem no placar, já que venceu por 3 a 1 no primeiro jogo e precisa apenas não sofrer gols. Desde a chegada do novo treinador, foram oito jogos e seis gols sofridos.
Atlético-MG
Nas copas, o Atlético-MG se mostrou ter uma força defensiva eficiente. Porém, isso não aconteceu no primeiro jogo da Copa do Brasil, onde acabou levando três gols e tendo chances de sofrer mais. Um destaque negativo foi o volante Otávio, que passou a ser reserva da equipe e não teve uma boa atuação no confronto.
Outro detalhe foi a falta de criatividade de alguns craques, como Hulk, Paulinho e Scarpa. Os jogadores participaram pouco da partida, devido a boa marcação dos Rubro-Negros. Eles são os principais jogadores em participações em gols pelo Clube na temporada. Se conseguirem se destacar, são as principais esperanças de gols do alvinegro.
Além disso, um fator muito criticado pela torcida do Atlético-MG foi a escalação de Gabriel Milito, que acabou colocando Rubens e Arana juntos pela esquerda. Na Libertadores, por exemplo, o Galo joga com um centroavante, Deyverson, o que favorece o Hulk a não jogar de frente para o gol e com forte marcação dos zagueiros.
Porém, o atacante não pode estar na Copa do Brasil. As opções são Eduardo Vargas e Alan Kardec. O primeiro, quando ganha chances, não tem feito boas atuações. O segundo marcou seu primeiro gol justamente contra o Flamengo, depois de mais um ano sem balançar as redes.
Outra novidade que pode surgir é Zaracho, que entrou na segunda etapa, mas acabou errando no lance do 3º gol Rubro-Negro. O argentino é um dos destaques do time nos últimos anos, mas tem sofrido com lesões. Se tiver com o físico bom, pode ser uma das alternativas para o meio-campo.