Histórico das decisões: quem leva vantagem entre Flamengo e Atlético-MG antes da Copa do Brasil
Atlético-MG x Flamengo pela Copa do Brasil
Neste domingo (10), Flamengo e Atlético-MG vão se enfrentar pelo jogo de volta da final da Copa Betano do Brasil. Em partida marcada para a Arena MRV, será a primeira final nacional da história da casa alvinegra.
Vale ressaltar que o Mais Querido chega com uma boa vantagem para o confronto, visto que venceu o jogo de ida por 3 a 1, com dois gols de Gabigol e um de Arrascaeta.
Dito isso, por mais que seja uma missão complicada, o torcedor do Galão de Milito vai lotar a arena e ajudar a empurrar o time. Inclusive, o retrospecto entre as equipes é algo que pode influenciar o clima da partida final.
Isso porque, apesar do Flamengo ter levado a melhor nos confrontos mais pesados entre eles, o Galo carrega uma virada impactante no histórico, na semifinal da Copa do Brasil de 2014, quando reverteu exatamente o mesmo cenário.
Retrospecto e finais marcantes
Analisando um pouco mais a história do confronto, vale frisar que os dois clubes possuem um longo arsenal de confrontos eliminatórios. O primeiro deles foi em 1980, quando o Fla de Zico conquistou o Brasileirão em cima do Galo.
Um ano depois, pela Libertadores de 81, ocorreu o confronto mais polêmico entre as equipes. Na ocasião, o árbitro José Roberto Wright expulsou cinco atletas do Atlético-MG e mudou a história da Libertadores daquele ano, com o Mengão levando a melhor.
Ainda na década de 80, se enfrentaram pelas oitavas de final do Brasileirão de 1986 (Galo avançou) e na semifinal da Copa União de 1987, quando o Mais Querido venceu os dois jogos.
Os últimos confrontos foram já no século XXI. Se o Flamengo levou a melhor em 2006 e 2022, o Galo conseguiu uma virada épica em 2014 pela Copa do Brasil, já citada acima. Por fim, na disputa da Supercopa do Brasil de 2022, o Alvinegro de BH levou a melhor nos pênaltis.