Corinthians e António Oliveira tentam quebrar tabus contra Atlético-MG

Timão e treinador português tentam superar fato de não vencer Galo em Itaquera no Brasileiro desde 2019

Timão e treinador português tem marcas indigestas em jogo contra Galo em Itaquera

Neste domingo, às 16h (horário de Brasília), um duelo entre alvinegros que já decidiu o Campeonato Brasileiro se repete na primeira rodada da competição para duas das grandes torcidas do país.

O Corinthians recebe o Atlético-MG em sua Neoquímica Arena em busca de um campeonato melhor e de dias melhores em relação ao Campeonato Paulista, onde o Timão foi eliminado na primeira fase, enquanto os atleticanos venceram o Campeonato Mineiro.

O Corinthians de António Oliveira foi a campo no meio de semana pela Copa Sul-Americana, e venceu com categoria o Nacional (PAR) por 4 a 0, e vem embalado para tentar a primeira vitória no Brasileirão.

O Atlético-MG de Gabriel Milito vem embalado com a vitória na Libertadores por 2 a 1 sobre o Rosario Central (ARG), e deve jogar para manter uma escrita recente: a de que tem tido uma vantagem nos jogos na casa corintiana.

Desde 2015, Timão venceu mais o Galo em Minas que em Itaquera no Brasileirão

O ano de 2015 foi um marco na disputa pelo título entre Corinthians e Atlético-MG, em uma competição ponto a ponto que terminou com o título do Timão, treinado por Tite, que venceu os dois confrontos diretos que fez com o Galo.

Desde então, um fato curioso aconteceu: apenas em 1 dos últimos 9 jogos entre os dois em Itaquera no Brasileirão, teve vitória corintiana, o triunfo por 1 a 0 na edição de 2019. No período, o Galo venceu por 3 vezes na Neoquímica Arena, em 2020, 2021 e 2022.

Curiosamente, no mesmo período, o Corinthians venceu 3 vezes o Atlético-MG em partidas com mando atleticano, alternando entre jogos na Arena Independência, como em 2017, ou entre partidas no Mineirão, como em 2022 e 2023.

Porém, um jogo recente pode servir de inspiração para os corintianos, com a vitória por 2 a 0 na Copa do Brasil do ano passado, que gerou disputa por pênaltis e fez o Timão eliminar o Galo após uma vitória por 3 a 1 na marca da cal, e acabou com a sequência recente geral, ainda que a marca no Brasileirão tenha sido mantida com o empate em 1 a 1 em Itaquera.

António Oliveira nunca venceu o Atlético-MG na Série A, mas Milito já venceu Corinthians

O treinador português em sua primeira experiência em uma equipe dos chamados “12 grandes do futebol brasileiro” tem uma estatística indigesta diante do adversário deste domingo: em 4 jogos contra o Galo, entre passagens por Athletico-PR e Cuiabá, António Oliveira teve 1 empate e 3 derrotas.

O que demonstra que o técnico português quer a sua primeira vitória contra o Atlético-MG, um dos únicos três do “G12” no qual ele ainda não obteve um triunfo no Brasil.

Por outro lado, o treinador atleticano, Gabriel Milito, ainda não fez partidas contra todos os membros do chamado “G12”, mas já enfrentou o Corinthians pela Libertadores de 2023, quando treinava o Argentinos Juniors, e venceu o Timão em Itaquera por 1 a 0, e empatou na Argentina sem gols.

Uma tendência que o argentino quer manter para estrear bem no Campeonato Brasileiro, que será sua primeira partida na elite do país, enquanto do outro lado, um estrangeiro mais acostumado ao futebol nacional tenta sua primeira vitória diante de uma das equipes mais tradicionais do Brasil.

Leave a Reply