Corinthians retorna a local de vexame e classificação em mata-mata

Corinthians volta ao Alfredo Jaconi para enfrentar o Juventude, em estádio que já foi palco de vexames e classificações

Timão volta ao Alfredo Jaconi, onde já fez histórias positivas e negativas

Nesta quarta-feira, às 20h (horário de Brasília), o Campeonato Brasileiro tem na sua segunda rodada um retorno de um palco histórico na elite do futebol nacional em mais um jogo.

O estádio Alfredo Jaconi tem seu primeiro jogo na Série A de 2024 com um duelo entre Juventude e Corinthians, em que os dois clubes lutam por sua primeira vitória na atual competição.

O Juventude vem embalado pelo trabalho de Roger Machado e por conta do primeiro ponto conquistado fora de casa no empate por 1 a 1 diante do Criciúma, no Heriberto Hulse.

O Corinthians, por sua vez, empatou sem gols na sua estreia diante do Atlético-MG na Neoquímica Arena, e além disso, volta a um palco onde teve partidas marcantes em sua história no Brasileirão.

Alfredo Jaconi já foi palco de vexame e de classificação corintiana

A volta do Juventude à Série A representa também a volta dos jogos no Alfredo Jaconi, tradicional estádio do clube de Caxias do Sul, e que sempre representou dificuldades para outras equipes que fossem lá jogar.

Uma delas é justamente o Corinthians, que tem retrospecto negativo no local, com 13 jogos, 6 vitórias do Juventude, 4 vitórias corintianas, e apenas 3 empates, entre duelos válidos pelas Séries A e B do Brasileirão e pela Copa do Brasil. Alguns confrontos tiveram vitórias históricas dos gaúchos.

Como nas oitavas da Copa do Brasil de 1999, quando o Ju eliminou o Timão vencendo por 2 a 0 em casa nas oitavas, o 1 a 0 em 2021 que fez o alviverde escapar do rebaixamento, e principalmente, a vitória por 6 a 1 em 2003, que até hoje é a maior derrota da história do Corinthians no Brasileirão.

Por outro lado, o Corinthians também teve momentos marcantes no estádio, com vitórias nas campanhas do título brasileiro de 1999, em que venceu por 3 a 1, e até classificações, como na primeira fase da Copa do Brasil de 1997, quando após ter o 2 a 0 revertido pelos gaúchos, o Timão venceu nos pênaltis.

Equipes de António Oliveira no Brasil nunca perderam para Juventude

Embora o treinador português António Oliveira esteja suspenso por conta da expulsão na estreia no jogo contra o Atlético-MG, e não poderá dirigir a equipe do banco de reservas, ele tem uma vantagem a contar.

Desde sua chegada no Brasil, em três confrontos diretos contra a equipe do Juventude, sob o comando de Athletico-PR e Cuiabá, foram três vitórias dos times treinados por Oliveira.

Primeiro, em 2021, o Athletico-PR treinado por ele venceu por 3 a 0 o Juventude no Alfredo Jaconi, e no segundo turno, quando o português ainda era o comandante rubro-negro, o Furacão venceu por 2 a 1 na Arena da Baixada.

Porém, o último confronto de António Oliveira contra o Ju foi em 2022, pelo Cuiabá, quando venceu os gaúchos por 1 a 0 na Arena Pantanal, pela 22ª rodada do Brasileirão. Tendência que o treinador português quer manter para o Timão.

Leave a Reply