Botafogo quer quebrar tabu de 17 anos contra o Juventude no Brasileirão
Alvinegros querem vencer pedra no sapato histórica no Nilton Santos
Neste domingo, às 18h30 (horário de Brasília), um confronto que já decidiu um título nacional agita a terceira rodada do Campeonato Brasileiro no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
O Botafogo vem de uma vitória importante diante do Atlético-GO no meio de semana, e joga para tentar uma sequência de resultados positivos para o trabalho do treinador português.
O Juventude, por sua vez, tem a sequência positiva buscada pelos cariocas, tendo vencido o Corinthians no meio de semana, e invicto, tendo em vista que empatou na estreia diante do Criciúma.
A equipe comandada pelo técnico português Artur Jorge terá um desafio histórico para resolver na partida deste domingo, o de uma pedra no sapato e um algoz histórico do clube carioca.
Botafogo não vence Juventude desde 2007
Os botafoguenses tem um histórico recente incômodo diante do adversário deste domingo no Nilton Santos. O Juventude não perde da equipe do Botafogo no confronto direto desde 2007, em vitória alvinegra no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, por 3 a 1.
Desde então, foram 5 jogos disputados entre as duas equipes no confronto direto, e foram 4 empates entre gaúchos e cariocas, além de uma vitória do Juventude, que representa outra pedra no sapato alvinegra.
No confronto pela terceira fase da Copa do Brasil de 2019, Botafogo e Juventude se enfrentaram na primeira partida no Nilton Santos e empataram por 1 a 1, e com a volta a ser definida no Alfredo Jaconi, o Ju venceu por 2 a 1 e se classificou para as oitavas daquele ano.
Os dois só voltaram a se encontrar na elite em 2022, quando o Botafogo, de volta à elite, enfrentou o Juventude que havia voltado no ano anterior. No primeiro turno, no Nilton Santos, empate em 1 a 1. No returno, em Caxias do Sul, empate em 2 a 2.
Juventude é pedra no sapato histórica alvinegra e rival de tragédia no Maracanã
O retorno do Juventude a Série A em 2024 não representa apenas o retorno de mais um time gaúcho a primeira divisão e de uma viagem futura a Caxias do Sul para o Botafogo na elite do Brasileirão.
O fato representa também o retorno de um dos carrascos históricos para os alvinegros: foram 23 jogos, com 7 vitórias, 8 empates e 8 derrotas, porém, nenhum dos empates e derrotas foi tão significativo quanto a decisão da Copa do Brasil de 1999.
Naquela ocasião, o Juventude havia vencido o Botafogo comandado por Bebeto por 2 a 1 no Alfredo Jaconi, e o Fogão só precisava vencer por um placar simples para levar o título, enquanto os gaúchos, bastava o empate, que aconteceu em 0 a 0, graças as defesas de Emerson Ferretti, que garantiu a taça histórica para o Juve.
Para espantar as tragédias e fazer com que o Botafogo vença pela primeira vez o Juventude no Nilton Santos, o time promete manter o desempenho do meio de semana, enquanto o time treinado por Roger Machado fará de tudo para estragar a festa alvinegra.