Caso Gabigol: CAS define último árbitro para julgamento de efeito suspensivo no Flamengo

Ainda não há data marcada para o julgamento no mérito do recurso. Ele só deve acontecer depois de julho

Julgamento de Gabigol se aproxima

A Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça, deu mais uma passo nesta terça-feira (23) para o efeito suspensivo de Gabigol. A entidade definiu último integrante da equipe de três árbitros que será responsável por julgar.

O caso Gabigol será contra a suspensão por dois anos por tentativa de fraude de um exame antidoping. A decisão do pedido de efeito suspensivo pode sair a qualquer momento e existe otimismo do Rubro-Negro.

Todavia a defesa do jogador e também o departamento jurídico do clube estão entendendo que o resultado só deve pintar apenas no mês que vem, próximo a junho, situação bem complicada.

No processo na Corte Arbitral do Esporte (CAS), defesa e acusação (a Associação Brasileira de Controle de Dopagem) indicam cada uma um árbitro do quadro do tribunal, por isso a demora pela escolha.

Terceiro árbitro definido… e agora?

A própria corte indica o terceiro árbitro, que foi o que aconteceu nesta terça-feira (23). A acusação também já tinha escolhido o seu, no último dia do prazo. Agora, o passo final para que o julgamento pudesse ter início.

O efeito suspensivo é concedido ou negado sem a realização de nenhuma audiência. As partes são simplesmente comunicadas da decisão dos árbitros, que não têm prazo para tomar a decisão.

A defesa de Gabigol pediu que o pedido seja avaliado com celeridade para que na prática Gabigol não cumpra a maior parte da sentença antes do julgamento final. Existe um otimismo muito grande por parte do clube.

Ele foi suspenso no mês passado de forma retroativa com início da pena em abril de 2023, quando ele fez o exame no qual teria acontecido a suposta fraude. Isso se deu por ele não ter sido a causa da demora na resolução.

Relembre o caso

Por enquanto, a suspensão de Gabigol vai até abril de 2025. Nesse período, ele não pode participar de partidas e nem treinamentos do Mais Querido. Ficando impossibilitado também de estar presente nos estados em jogos do clube.

Ainda não há data marcada para o julgamento no mérito do recurso. Ele só deve acontecer depois de julho, já que todas as datas do tribunal estão ocupadas até lá. Esse fator é preponderante para a demora.

No julgamento, Gabigol pode ser absolvido ou ter sua pena reduzida, mas também corre o risco de ter a punição aumentada para até quatro anos, o que o clube não acredita que possa acontecer.

Em 2018, o então atacante do Flamengo, Paolo Guerrero, recorreu à CAS e teve sua suspensão aumentada de seis para 14 meses. O resultado do julgamento da CAS é final e não é passível de nenhum outro recurso.

Leave a Reply