Conmebol toma atitude mais incisiva contra racismos na Libertadores e Sul-Americana
Chegou o momento das quartas de final das Copas Libertadores e Sul-Americana que podem “inaugurar” o novo protocolo da Conmebol para casos de racismo em partidas.
- Jogador do Flamengo será julgado, Conmebol pode prejudicar o clube e Tite fala sobre Gabigol: veja as últimas notícias do Flamengo
- Conmebol pune o San Lorenzo por conta do jogo contra o Atlético-MG
Com isso, a entidade sul-americana seguirá a recomendação da Fifa, que prevê o uso dos “braços cruzados” para denunciar o racismo quando realizados nos jogos.
Como será?
Quando um jogador sentir que foi insultado com atos racistas por parte da torcida ou até mesmo de outros jogadores, o atleta e todos em campo devem cruzar as mãos na altura dos pulsos para sinalizar ao árbitro que foram alvo desse crime.
A Conmebol anunciou essa nova medida no dia 5 de setembro deste ano, que será implementada em suas duas competições.
“O gesto de incidente racista, que permitirá que jogadores, árbitros e equipe técnica assumam uma posição firme contra o racismo, será integrado ao procedimento de três níveis para incidentes discriminatórios em todos os torneios organizados pela Conmebol a partir de 2024″, diz um trecho do comunicado da Conmebol.
Regulamento
O regulamento até então está prevendo que ocorra um procedimento com três “fases”, caso venha ocorrer o racismo, podendo assim decidir a suspensão definitiva da partida.
Mas de qualquer maneira o árbitro que estará em campo precisará consultar as maiores autoridades e especialistas adequados antes de optar pela suspensão do jogo.
Veja com detalhes quais são as três fases estabelecidas
- Primeira fase: Interrupção da partida após árbitros, jogadores ou responsáveis pela competições apontarem um caso de racismo. Será emitido um comunicado aos estádios explicando o motivo da interrupção.
- Segunda fase: Suspensão temporária do jogo e ida dos jogadores imediatamente para os vestiários. Novamente a decisão será anunciada no estádio.
- Terceira fase: Suspensão definitiva da partida. O regulamento prevê que “o árbitro tomará esta medida somente após consultar as autoridades e especialistas, e se considerar que é seguro fazê-lo”.
Libertadores e Sul-Americana
Essa iniciativa já está sendo válida para os clubes: Atlético-MG, Fluminense, São Paulo, Botafogo e Flamengo que seguem vivos na Libertadores. E para as equipes do: Corinthians, Fortaleza, Cruzeiro e Athletico-PR que tentam o título da Sul-Americana.
Jogos de ida das quartas de final da Libertadores
- 17/09 – 21h30 (horário de Brasília) – Colo-Colo x River Plate
- 18/09 – 19h (horário de Brasília) – Fluminense x Atlético-MG
- 18/09 – 21h30 (horário de Brasília) – Botafogo x São Paulo
- 19/09 – 19h (horário de Brasília) – Flamengo x Peñarol
Jogos de ida das quartas de final da Sul-Americana
- 17/09 – 21h30 (horário de Brasília) – Fortaleza x Corinthians
- 18/09 – 21h30 (horário de Brasília) – Lanús x Ind. Medellín
- 19/09 – 21h30 (horário de Brasília) – Libertad x Cruzeiro
- 19/09 – 21h30 (horário de Brasília) – Athletico x Racing
The post Conmebol toma atitude mais incisiva contra racismos na Libertadores e Sul-Americana appeared first on Gávea News.