Flamengo e São Paulo se reencontram após Copa do Brasil com muitas mudanças
Fla não perdeu em casa em 2024, mas Tricolor é carrasco no novo Maracanã
Nesta quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), a segunda rodada do Campeonato Brasileiro reserva um duelo de gigantes, digno de duas das maiores torcidas do país.
O confronto no Maracanã entre Flamengo e São Paulo é talvez um dos mais esperados da rodada de meio de semana, por protagonizar grandes jogos e boas expectativas.
O Flamengo vem em grande fase com a equipe do técnico Tite, tendo vencido o Atlético-GO na estreia fora de casa pelo Brasileirão, e também mantendo uma grande invencibilidade jogando no seu estádio.
O São Paulo de Thiago Carpini vem em forte crise, e começou com derrota na primeira rodada para o Fortaleza, e tenta a recuperação em um jogo fora de casa, que não tem sido a melhor situação para os são-paulinos nos últimos tempos.
Flamengo quase não perdeu no Maracanã desde final, já São Paulo não vence fora do estado
A mudança partiu desde a primeira partida da final da Copa do Brasil entre Flamengo e São Paulo no Maracanã, no ano passado, vencida pelos tricolores por 1 a 0, com gol de Calleri na primeira etapa. E não só no fato de que o Flamengo, então com Jorge Sampaoli, trocou-o por Tite, e que o São Paulo que era comandado por Dorival Júnior, passou a ser treinado por Thiago Carpini.
Desde aquele dia, o Flamengo teve mais 15 jogos no Maracanã como o mandante do duelo, entre a reta final do Brasileiro de 2023, e começo de Carioca e Copa Libertadores de 2024, com 12 vitórias, 2 empates e 1 derrota, para o Atlético-MG por 3 a 0 no Brasileirão.
Por outro lado, desde aquele dia, o São Paulo fez 15 jogos como visitante no geral, entre Brasileirão, Libertadores e Paulistão, tendo vencido apenas 4 duelos, empatado 5 e perdido em 6 oportunidades.
Destes jogos, apenas duas vitórias foram fora do estado: contra o Bahia, por 1 a 0, ainda pelo Brasileiro, e o 3 a 0 contra a Inter de Limeira no Paulistão, em jogo realizado no Mané Garrincha, em Brasília, o que representa preocupação para uma equipe que só venceu um jogo de 19 como visitante no Brasileirão de 2023.
São Paulo é time não-carioca que mais venceu o Fla no novo Maracanã
No confronto direto com mando do Flamengo, em duelos oficiais, segundo o site Ogol, foram 52 jogos, com 23 vitórias do Fla, 13 empates e 16 vitórias do São Paulo, nos mais diversos estádios.
Porém, no palco característico rubro-negro, o Maracanã, a história tem fortes tendências a vitórias do Flamengo, como ocorreu em boa parte dos confrontos pelo Brasileirão, onde o time do Morumbi não vence desde 2020.
Mas os tricolores podem se orgulhar de um fato: desde a reinauguração do Maior do Mundo, em 2013, o São Paulo foi a equipe fora do estado do Rio de Janeiro a vencer mais vezes o Flamengo como mandante no Maracanã, sendo a segunda no geral, atrás apenas do rival Fluminense, que venceu o Mengo por 9 vezes como o “visitante” desde 2013.
Em 5 oportunidades, em 3 pelo Brasileirão, nos anos de 2014 (2 a 0), 2018 (1 a 0) e 2020 (4 a 1), e em 2 pela Copa do Brasil, em 2020 (2 a 1) e 2023 (1 a 0), o São Paulo venceu os rubro-negros no estádio, o que faz do time do Morumbi a segunda equipe que mais venceu o Fla como mandante desde a reforma.