Palmeiras tenta superar força do Barradão e o mandante mais invicto do Brasil
Vitória tem como arma força em seu “santuário” e maior invencibilidade do Brasil
Neste domingo, às 18h30 (horário de Brasília), a cidade de Salvador não recebe apenas um simples confronto de abertura do Campeonato Brasileiro, que já seria importante por si só.
A abertura da competição marca o duelo entre o atual campeão da Série B, com o campeão da Série A de 2023, um confronto entre Vitória e Palmeiras, que já decidiram o Campeonato Brasileiro.
O Vitória e sua torcida vem empolgados com a quebra do jejum estadual no último fim de semana, e o fato de que será o seu primeiro jogo na elite desde 2018, o mais longo período para o Leão da Barra sem partidas na primeira divisão nacional na história do Brasileirão.
Já o Palmeiras, tenta iniciar bem mais uma competição, empolgado pelo título paulista e pela vitória no meio de semana diante do Liverpool de Montevidéu pela Libertadores, mas terão um adversário complicado com histórico difícil, que começa pelo próprio estádio.
Barradão é o grande trunfo do Vitória, com a maior invencibilidade do país
O atual campeão da Série B tem o seu estádio como grande vantagem. No Barradão, o Vitória tem a maior invencibilidade vigente no Brasil, com 23 jogos sem perder, ao lado do Athletico-PR, que também ostenta o recorde. A última derrota do Leão em casa foi para o Criciúma, no dia 11 de junho do ano passado.
No confronto direto geral, é grande a vantagem palmeirense diante do rubro-negro baiano. Foram 43 jogos, com 25 vitórias do Palmeiras, 10 empates e 8 triunfos do Vitória, que, curiosamente, fez a maioria dos seus jogos ganhos no Barradão, que teve o primeiro confronto entre os dois no Brasileiro de 1995, com empate em 0 a 0. Antes disso, o Leão só havia vencido o Verdão em um único jogo na Copa do Brasil de 1993, por 2 a 1, na Fonte Nova.
Desde a primeira vitória nos confrontos no Barradão, pelo Brasileiro de 1999, por 2 a 1 o Leão ganhou quase todos os seus 7 triunfos diante dos paulistas no seu santuário, como é conhecido pelos rubro-negros, incluindo a última rodada de 2002, em que o triunfo por 4 a 3 rebaixou pela primeira vez o Palmeiras.
Apenas uma vez o Vitória venceu o Palmeiras fora de Salvador, jogando pela Copa do Brasil de 2003, em um triunfo épico por 7 a 2, que praticamente classificou o Leão para as oitavas daquele ano, e que mesmo o 3 a 1 alviverde no Barradão não evitou.
No Brasileiro, o Palmeiras só venceu o Vitória 4 vezes no Barradão
O Verdão tem um certo histórico de triunfos diante do Vitória fora de casa. Mas, para além do triunfo na final do Brasileirão de 1993, onde venceu na ida na Fonte Nova por 1 a 0, e na volta na capital paulista por 2 a 0, e em outra oportunidade, em Pituaçu, em 2014, quando o Palmeiras venceu por 1 a 0, foram poucos triunfos.
Porém, no Barradão, o Palmeiras venceu 2 dos últimos 3 confrontos diante do Vitória, com o 2 a 1 de 2016, e o triunfo categórico por 3 a 0 em 2018, o que pode ser um sinal positivo para o sonho do 12º título brasileiro.
A curiosidade é que Abel Ferreira jogará em seu 40º estádio diferente no Brasil. Ele nunca havia tido um jogo no Barradão, sendo seu segundo estádio na cidade de Salvador, já que seus times jogaram anteriormente apenas na Fonte Nova em 3 anos e meio de Brasil.
E logo, o time de Abel terá sua primeira dificuldade para superar a maior invencibilidade em casa do país no momento para iniciar o caminho em busca de mais um título do Brasileirão.