Saiba onde assistir o documentário sobre a tragédia no Ninho do Urubu
Após completar cinco anos da tragédia ocorrida no Centro de Treinamento do Flamengo, o incidente ganhou um documentário com relatos daquele dia e dos familiares dos Garotos do Ninho.
O incêndio fez dez vítimas fatais das categorias de base rubro-negras e deixou outros três feridos. “O Ninho – Futebol e Tragédia” é uma produção da Netflix e estreia nesta quinta-feira (14) na plataforma.
O projeto foi dirigido por Pedro Asberg, que, em entrevista ao “O Globo”, destacou a importância de abordar a tragédia que aconteceu no Ninho do Urubu e de cobrar punição para os responsáveis.
“Somos o país da impunidade. Portanto, queremos punições, mas também somos o país da anistia ampla, geral e irrestrita. Falamos: ‘Para que olhar para trás? Vamos passar uma borracha.’ Lidamos com esses dois sentimentos e, em geral, isso significa dar pouca visibilidade a tragédias como essa e como a tantas outras que, infelizmente, fazem parte da nossa história”.
Pedro Asberg também dez uma dura declaração sobre os clubes brasileiros, afirmando que não há cuidado pelos jovens das categorias de base.
“O olhar para a divisão de base em quase todos, se não todos, os clubes do Brasil é de que esses meninos são mercadorias. Acho improvável que a gente veja uma situação tão absurda como a do Ninho, de colocar esses jovens num contêiner com grades nas janelas, mas sigo achando que os clubes até hoje não se importam em formar cidadãos, nem mesmo se importam com que eles joguem no time principal. Eles só têm a preocupação de: ‘O quanto os meninos vão render um dia?’”
“Mas os familiares dos dez (que morreram) não deixam de ser sobreviventes. Vão carregar uma dor eterna e lidar com traumas muito difíceis, assim como Benedito Ferreira, o segurança do clube que salvou a vida de três meninos. São todos sobreviventes, que vão levar para o resto da vida a dor de ter estado lá, cada um com suas sequelas”.
Assista o trailer:
The post Saiba onde assistir o documentário sobre a tragédia no Ninho do Urubu appeared first on Gávea News.